Blog

Dicas, artigos e muito mais

7 truques de linguagem corporal para você utilizar na sua entrevista de emprego

É completamente natural ficar um pouco nervoso durante uma entrevista de emprego. Afinal, é o momento que você está sendo avaliado para possivelmente começar uma nova etapa da sua carreira. E para ser contratado, a impressão que você passa é tão importante quanto o seu currículo. Com isso em mente, confira 7 truques de linguagem corporal para você usar na entrevista de emprego.

1 – O aperto de mão

O aperto de mão diz muito sobre você, além de sempre ser uma das primeiras interações entre entrevistado e recrutador. Por isso, é preciso ter um aperto de mão firme, que demonstre confiança e segurança.

É importante também deixar que o entrevistador conduza a conversa, esperando o momento em que ele lhe oferece a mão para apertar. Por fim, evite apertos em que a sua palma está apontada para baixo, pois isso simbolicamente coloca você em uma posição inferior. O ideal é manter ambas as mãos paralelas, para que ambos estejam em pé de igualdade.

2 – O sorriso

O sorriso também é fundamental, pois é um dos seus maiores cartões de visita. Por isso, procure sempre cumprimentar todos com um sorriso leve, sem exagerar muito. Isso denota muita simpatia e segurança, o que também ajuda a criar uma conexão com todos na empresa.

3 – A postura

A postura também é um sinal de linguagem corporal muito forte. Portanto, procure estar sempre reto ou sentado de forma levemente inclinada na direção do entrevistador. Também é preciso não exagerar, para não parecer que você quer “pular” nele.

Inclinar-se um pouco para frente demonstra interesse e uma participação ativa na conversa. Ou seja, é ótimo para gerar uma primeira impressão.

4 – Evite os tiques nervosos

Se você tende a roer as unhas, morder a ponta de lápis, brincar com colares e pulseiras ou qualquer outra mania enquanto está nervoso, deve tentar parar o quanto antes. Isso demonstra bastante nervosismo, dando a impressão de que o candidato é ansioso e inseguro. Sempre evite.

5 – O contato visual

O contato visual também é fundamental para gerar uma conexão e demonstrar interesse. Mas, é preciso ter certo bom senso. Ficar “encarando” o entrevistador pode deixá-lo bem desconfortável. Procure manter o contato visual por 70% do tempo, focando nos olhos ou na boca.

6 – Cuidados com as mãos e com os braços

O que fazer com as mãos na hora da entrevista? Já aconteceu de você estar tão nervoso e não saber o que fazer com elas? Você deve evitar isso. Primeiramente, jamais cruze os braços. É um sinal extremamente negativo de que você está se fechando, querendo se proteger ou que está sem paciência.

Quanto às mãos, você pode até mesmo usá-las para gesticular. Isso aumenta a sua expressividade e facilita a comunicação. Mas, é claro, sem exageros.

7 – Saia bem

Por fim, a última impressão é tão importante quanto a primeira. Portanto, saia bem da sala. Após a entrevista acabar, arrume seus pertences com calma, sem necessidade de correr. Caso contrário, fica a impressão de que você quer sair correndo dali, quer fugir, o que passa uma ideia ruim.

Também é importante revisitar todas as outras dicas. Tenha um bom aperto de mão e se despeça com um último sorriso. Mesmo se você acha que a entrevista não foi tão bem, é preciso manter a compostura e profissionalismo.

Lembre-se: os profissionais de seleção são treinados para avaliar também a sua linguagem corporal, por isso, mantenha estes truques em mente para ter ainda mais sucesso.

Agora que você já conhece estas dicas, que tal encontrar a sua próxima vaga de emprego? Acesse nosso site e encontre a vaga perfeita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *