Blog

Dicas, artigos e muito mais

Como lidar com a demissão de funcionários durante a pandemia?

A pandemia do coronavírus e seus impactos econômicos levaram muitas empresas a desligar colaboradores. Essa situação já é difícil, somada ao atual momento e seus impactos emocionais e incertezas, lidar com a demissão de funcionários exige alguns cuidados.

É difícil para a empresa fazer o desligamento, muitas vezes de bons empregados, em um momento tão delicado. Da mesma forma, é muito complicado para a pessoa que recebe a notícia diante de tantas incertezas em relação ao futuro.

Algumas atitudes por parte da empresa tornam esse processo de tratar a demissão de funcionários e redução de mão de obra durante a pandemia mais tranquilo para os dois lados. Confira algumas dicas neste post para lidar melhor com essa situação na empresa.

Preciso demitir funcionários, e agora?

Ao verificar que realmente será necessária a diminuição de mão de obra e consequente demissão de funcionários durante a pandemia, siga os passos a seguir.

1. Seja sincero e respeite o colaborador: chame o funcionário que será desligado para uma conversa a sós e seja sincero com ele, explicando a situação da empresa neste momento e valorizando toda a sua contribuição para a organização.

2. Converse com a equipe: esse passo é muito importante. Após fazer a demissão do colaborador, reúna o restante do time para explicar a situação e os fatores que levaram a essa decisão.

Mais uma vez, a sinceridade é fundamental. Para evitar fofocas de corredor e não instaurar o medo entre os que ficaram, é recomendado que o gestor fale a verdade sobre possíveis novas demissões e oriente a equipe para o que deve ser priorizado nas próximas semanas.

3. Forneça apoio para a recolocação do profissional no mercado de trabalho: as vagas de emprego estão escassas nesse momento, com muitas empresas congelando contratações.

Porém, ajude da forma que puder o funcionário desligado a conseguir uma nova oportunidade. De repente o seu time de RH pode compartilhar o currículo dele com colegas de outras companhias que trabalham com recrutamento e seleção.

Ou, caso tenha sido feita uma demissão em larga escala, prepare um post especial no LinkedIn com o perfil das pessoas que estão disponíveis no mercado. Para isso, claro, tenha o consentimento delas.

4. Conheça a legislação: essa dica é muito importante, pois várias medidas foram aprovadas nas últimas semanas referentes à demissão de funcionários durante a pandemia. Veja em quais situações a sua empresa se enquadra e cuide para fazer tudo corretamente e não ter punições no futuro.

5. Faça o que estiver ao alcance da empresa para ajudar esse colaborador: analise a fundo a real condição da sua empresa para descobrir outros benefícios e apoios que você pode fornecer a esse funcionário.

De repente é possível manter o plano de saúde dele e dos familiares até o final do ano? Ou dar um mês de salário a mais no acerto para contribuir nas próximas semanas? São atitudes que podem parecer pequenas, mas em um momento como esse fazem toda a diferença.

Agora que você já sabe como lidar com a demissão de funcionários durante a pandemia, acesse nosso site para conhecer nossos serviços na área de Recursos Humanos, terceirização e recrutamento e seleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *