Blog

Dicas, artigos e muito mais

Coronavírus: como o trabalhador deve se adaptar as possíveis mudanças do mercado?

Como todos sabem, o mundo todo enfrenta um momento delicado, devido à pandemia causada pela COVID-19, popularmente chamado de coronavírus. Por conta de decretos que estão restringindo a abertura de estabelecimentos comerciais, muitas empresas estão precisando dispensar funcionários, a fim de conter gastos.

Caso você tenha sido demitido ou esteja inseguro, devido às constantes mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho por causa do coronavírus, este artigo vai te ajudar a não se preocupar tanto com esse cenário de instabilidade.

Primeiramente, é válido ressaltar que o momento não é de desespero. Antes, é necessário rever prioridades. Ou seja, quais áreas deseja se aprimorar, em que empresas pretende tentar um novo trabalho, entre outras medidas.

Não é prudente atirar para todos os lados, mas sim ter foco.

Outra coisa importante é construir uma rede de relacionamentos. É claro que no período atual, cuja recomendação principal é ficar em casa, não será possível se mobilizar tanto quanto seria necessário.

No entanto, redes sociais como o LinkedIn são fundamentais neste momento, já que será possível ampliar sua rede de contatos e ser notado por possíveis empregadores.

O que fazer para conseguir recolocação?

Embora não existam fórmulas definidas para conseguir um novo emprego, estas dicas vão te ajudar a retornar logo ao mercado de trabalho:

Revise suas prioridades

Aproveite o momento para rever o que fez na sua carreira profissional até agora e o que deseja fazer daqui para frente.

Isso vai te ajudar a direcionar suas energias para as empresas certas, ao invés de mandar currículos para lugares que não têm a ver com o que almeja.

Mantenha os dados em dia

Deixe o currículo atualizado com todas as suas experiências até aqui e não deixe de compartilhar as informações referentes à vida profissional em redes sociais, como LinkedIn e em portfólio, caso tenha.

Procure fazer um currículo mais personalizado, que se adapte aos objetivos da empresa em que está se candidatando.

Fortaleça seus relacionamentos

Como já falado, apesar do momento exigir certas limitações, investir em networking é fundamental.

Adicione pessoas nas redes sociais corporativas, ligue para conhecidos e não tenha vergonha de assumir que está em busca de recolocação profissional.

Faça cursos

Desde o início da pandemia do coronavírus, várias empresas de diferentes áreas vêm liberando acesso grátis a cursos que até então eram pagos.

Portanto, não perca tempo e verifique aqueles que mais têm a ver com seus interesses profissionais e não deixe de fazê-los. Certamente, isso vai agregar ao seu currículo e mostrar que é um profissional que está atualizado com as tendências do mercado.

Saiba que desemprego não é férias

Por mais que seja tentador aproveitar o momento do desemprego para descansar, é necessário usar o tempo livre a seu favor. Seja em classificados de jornal ou em redes sociais, dedique o seu dia, de preferência durante o horário comercial, para buscar vagas e mandar currículos para vagas que despertem o seu interesse.

Bom, caso este artigo tenha sido útil para você, entre em nosso blog para acompanhar mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *