Resumo
Julho 2021- Atualmente Adere Produtos Auto Adesivos LTDA
Sumaré – SP
Supervisor de RH e Facilities
Atuo na área de Recursos Humanos como responsável pela área de Facilities e RH, supervisionando as áreas de portaria, restaurante, monitoramento, frota de veículos, recepção, jardinagem, limpeza interna e externa da fábrica e RH de forma Generalista. Responsável por projetos de investimentos da área / reformas e BUDGET.
Março 2021- Junho 2021 Space Serviços Terceirizados Ltda
Poços de Caldas – MG
Supervisor de Facilities e Adm
Atuei na área dentro da Prysmian Group – Multnacional de Fios e Cabos como responsável pela área de Facilities e administrativo, supervisionando as áreas de, jardinagem, limpeza interna e externa da fábrica, serralheria e manutenção predial. Participava de reuniões semanais com a gestão do contratante e atuava diretamente com os mesmos.
Maio 2017- Janeiro 2020 Allicorp – Pastifício Santa Amália
Machado – MG
Supervisor de Facilities e Adm
● Atuei na área de Recursos Humanos como responsável pela área de Facilities e administrativo, supervisionando as áreas de portaria, restaurante, monitoramento, frota de veículos, recepção, ADM de viagens e hospedagens, jardinagem, limpeza interna e externa da fábrica e ADM, matriz e filial comercial. Fui responsável por projetos de investimentos da área / reformas e tive participação ativa nos processos de clima organizacional, participando como presidente de um comitê interno, presidente da CIPA indicado pela organização e também responsável pelo processo de terceirização das áreas de portaria, limpeza, jardinagem e ar condicionado.
Abr/2009-Maio 2017 Ferrero do Brasil LTDA
Poços de Caldas-MG
Coordenação de Facilities / ADM
● Atuei na área de RH da Ferrero do Brasil, como responsável pela área de facilities coordenando o fluxo de terceiros como entrada e saída, documentações, pagamentos de serviços prestados, contratos de prestadores de serviços; fui responsável pela área de portaria, restaurante, monitoramento, transporte dos colaboradores, expatriados, negociações de contratos e frota. Em junho/2010 assumi a área de departamento pessoal da empresa, onde fui responsável pela folha de pagamento, benefícios, ponto eletrônico, acesso e Facilities. Participei da implantação do sistema SAP no RH folha onde trabalhei com dois sistemas concomitantemente, o SAP e o sistema de folha nacional. Tive participação direta nos projetos referentes à troca de folha, expansão da fábrica, mudanças de administração e demais processos. À partir de setembro de 2015 estive voltado apenas ao Facilities.
Jan/2009-Abril/2009 Abrahão Plasticos
Poços de Caldas – MG
Analista de RH Sr.
● Responsável pela folha de pagamento, benefícios e administração de pessoal.
Ago/2008- Jan/2009 Ipiranga Construções de Obras Pub e Privadas LTDA
Poços de Caldas-MG
Analista de RH Sr.
● Responsável pela folha de pagamento, benefícios e administração de pessoal, exercendo também a função de financeiro, compras, responsável pela conta bancária da empresa, caixa pequeno, contas a pagar, previsão de gastos, negociação com clientes, orçamentos, prazos de pagamento e suporte na área de RH juntamente com o contador e diretoria da empresa.
Nov/2001-Mar/2008 Auto Omnibus Circullare Poços de Caldas LTDA
Poços de Caldas – MG
Encarregado de Departamento Pessoal
● Responsável direto pelo setor de pessoal gerenciando toda a equipe e desenvolvendo o trabalho em ações exigidas tais como: demissões, entrevista de desligamento, retenção de uniformes, carteira de trabalho, carteira funcional, cancelamento de benefícios, levantamento informações para execução das rescisões e responsável pela realização de homologações junto ao sindicato da categoria, admissões, fui responsável por recolher e conferir os documentos para o registro do funcionário na empresa, elaboração do contrato de trabalho, registro na CTPS, ficha de registro, sistema de ponto eletrônico, sistema de folha de pagamento e integração do funcionário referente à área de departamento pessoal. Gerenciava todo o sistema de ponto e folha de pagamento quanto às horas extras, feriados, adicionais noturnos, faltas, atestados, afastamentos, férias e descontos dos funcionários tais como: planos de saúde, farmácia, valores gerados devido a falhas cometidas. Acompanhava através de relatórios mensais o banco de horas dos colaboradores e era responsável pelo fechamento da Folha de pagamento e apuração dos encargos mensais. Todos os pagamentos eram repassados ao setor financeiro da empresa através de minha autorização e em arquivos eletrônicos para o banco, necessitando também de minha autorização eletrônica. Gerenciava o índice de absenteísmo, turnover, programa de cargos e salários apresentando em reuniões gerencias, gerenciava também as férias de todos os funcionários da empresa passando a programação para as chefias de setores. Exercia, também, a função de preposto representando a empresa em ações cíveis e trabalhistas; montava e acompanhava todo o processo juntamente com a área jurídica tanto nas defesas quanto em ações movidas pela empresa; representava a empresa em reuniões com Ministério Publico e do Trabalho, bancos e INSS e em fiscalizações sofridas na empresa. Responsável pela negociação com empresas de plano de saúde e odontológico, convênios com farmácias e terceiras, administrava os benefícios, responsável por administrar a limpeza e jardinagem do Terminal de Linhas Urbanas e jardinagem da garagem, responsável por dois caixas de valores consideráveis da empresa, participação em reuniões gerencias e de analise crítica.
● Participava de treinamentos comportamentais, avaliação de desempenho, avaliação de cliente X fornecedor e relacionamento com os funcionários ministrado toda quinta-feira por um psicólogo terceirizado.
● Auditor interno da empresa e participação na CIPA como presidente indicado pela empresa.
Jan/2001-Nov/2001 KDR Eng. e Man. Ind. LTDA
Poços de Caldas – MG
Assistente Administrativo
● Responsável por uma das áreas financeira da Empresa: contas a pagar; compras (negociação com fornecedores), adiantamento e prestação de contas de funcionários, fluxo de caixa, atendimento interno e externo, participação em reuniões.
Mar/2000-Dez/2000 Alcoa Alumínio S/A
Poços de Caldas – MG
Estagiário Setor de Controladoria
● Recebimento Integrado: atuava no recebimento de notas fiscais da empresa, contas a pagar; adiantamentos e prestação de contas de funcionários, fluxo de caixa, inventariado, atendimento interno e externo, participação em fechamento mensal com o Setor de Custos e Tributário, participação em reuniões e treinamentos comportamentais e avaliações de esempenho.
Mai/1999–Mar/2000 Alcoa Alumínio S/A Poços de Caldas-MG
Estagiário Setor de Recursos Humanos
● Recrutamento e Seleção: atuava no processo de contratação, desde entrevistas com a chefia do setor solicitante para levantamento do perfil do candidato a ser selecionado, triagem de curriculuns e contatos com os candidatos juntamente com a psicóloga, participando de dinâmicas de grupo e entrevistas em grupos e individuais, acompanhava todo o processo de exames admissionais, registrava o funcionário na empresa através da CTPS, ficha de registro e contrato de trabalho, acompanhava a integração do funcionário até encaminhá-lo ao seu superior imediato. Nas demissões realizava entrevistas de desligamento e recolhia os documentos necessários para o desligamento. Acompanhamento de processos trabalhistas levantando os documentos necessários para montar a defesa junto ao jurídico, acompanhava pesquisas de opinião e satisfação de clientes internos, participação em assuntos sigilosos e reuniões do setor, avaliações de desempenho, ajudava no setor de treinamento na organização das salas, material, coffee break, contatos e recepção dos instrutores e participantes.
Nov/1997–Abr/1999 INSS
Poços de Caldas – MG
Estagiário Setor Administrativo
● Concessão: responsável pela montagem de processos sigilosos, aposentadoria, auxílio doença, atendimento interno e externo. Participação em todos os serviços referentes ao setor.
● Perícia Médica: gerenciamento e responsável pelo setor, respondendo direto à Gerência do Posto e Chefia, onde era feito a montagem de todo o processo da documentação médica do segurado, agendamento das perícias e processos para entrada de recurso.
Formação
2008-2009 Grupo Uninter – MG Poços de Caldas-MG
● MBA em RH
1996-2000 PUC – MG Poços de Caldas-MG
● Administração de Empresas
Conhecimentos
Gerais
Informática
● Pacote office básico
● Sistema SAP
● Sistema SENIOR
● Sistema APDATA FULL SERVIÇE
● Sistema PWC/PRICE
● Sistema GLOBUS RODOTEC
● Sistema ORACLE
Línguas
● Italiano nível intermediário.
● Inglês nível intermediário.
● Espanhol nível básico.
Cursos e Seminários
Formação de Business Partner:
● Formação em Business Partner pela LEADERRH.
Coaching para Aplicação Pessoal e Liderança:
● Formação em Coaching para Aplicação Pessoal e Liderança, maratona do conhecimento feito pela Polozi a Vida é Plena.
Introdução ao R&S:
● Troca de experienciass e atualização do processo atualmente.
Workshop de DP e E-Social:
● Para atualização dos processos atuais.
Analista Comportamental – Metodologia DISC – Certificado Internacional:
● Habilita profissionais do mundo do desenvolvimento humano a utilizar a ferramenta Profiler Assessment para analisar e compreender o perfil comportamental dos indivíduos com o objetivo de aumentar a assertividade na combinação do indivíduo à atividade.
Treinamento ADM de Facilities – FS Educa:
● Administração em geral em todos os subsídios da área
Treinamento Comportamental:
● Estudo do comportamento de funcionários, realizado por uma prestadora de serviços na área de psicologia.Treinamento.
Gustavo L. M. Barros