Blog

Dicas, artigos e muito mais

Liderança 4.0: como esse conceito impacta nas empresas?

Toda empresa, independente do setor em que atua, precisa contar com uma liderança responsável e eficiente.

No entanto, as mudanças as quais o mercado constantemente atravessa, exigem que o trabalho de um líder passe por renovação e aprimoramento e foi nesse sentido que surgiu a Liderança. 4.0.

Esse conceito começou a tomar força a partir da era da Quarta Revolução Industrial, que também ficou conhecida como Indústria 4.0. O modelo se baseia em uma adequação aos novos moldes do mercado, com ênfase no impacto das novas tecnologias.

Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre esse novo conceito de liderança e de que forma impacta nas empresas em todo o mundo.

O que é a Liderança 4.0?

Trata-se de uma estratégia de liderança aplicada dentro das relações empresariais, com base em uma gestão humanizada e, ao mesmo tempo, dentro dos padrões de inovação do mercado.

Entre os principais objetivos de um líder 4.0 está a construção de uma relação parceira com seus colaboradores, gerando:

– Confiança mútua;

– Melhor desempenho das duas partes;

– Estimulando ainda mais as habilidades de cada um.

Como deve ser o perfil de um líder 4.0?

A gestão desse tipo de líder precisa ser aberta, transparente e eficiente. Um líder 4.0 deve, ainda, trabalhar com agilidade, focando nos resultados, mas de forma alguma, deve fazer com que os colaboradores se sintam forçados a produzir. Essa contribuição deve ocorrer de forma natural.

Considerando os objetivos da Liderança 4.0, podemos afirmar que o líder precisa manter o seu foco nas pessoas e suas especificidades e, ao mesmo tempo, atender as necessidades mercadológicas da empresa.

É importante frisar que esse tipo de líder não precisa ser um profissional omisso ou permissivo demais, pelo contrário, o líder 4.0 age com autoridade e bastante firmeza, mas sem autoritarismos e tirania.

Um líder desse tipo é atendido pelos funcionários pelo respeito que conquista e não porque os liderados têm medo dele ou das consequências de não o obedecer. É essencial que ele saiba potencializar os talentos individuais, para que seja possível extrair de cada um o melhor do seu potencial.

O líder 4.0 também tem a missão de promover mudança de mentalidade de seus liderados, baseando-se nos avanços tecnológicos e no gerenciamento de conflitos.

Outras características desse tipo de liderança são:

– Criatividade;

– Equilíbrio;

– Flexibilidade;

– Empatia;

– Facilidade para lidar com processos de inovação.

Principais impactos de uma Liderança 4.0 nas empresas

Como uma consequência importante a se considerar com o trabalho de uma Liderança 4.0, está o fato de isso proporcionar uma melhora bastante significativa de todo o ambiente de trabalho, algo que é bom tanto para a empresa, quanto para os funcionários.

A Liderança 4.0 é considerada hoje uma excelente estratégia para gerenciar equipes, a fim de alcançar os melhores resultados. Isso ocorre porque ela consegue aliar as necessidades dos processos tecnológicos das empresas com a valorização da figura humana.

O modelo de Liderança 4.0 proporciona o desenvolvimento dos colaboradores, contribuindo para a formação de uma equipe de alta performance.

O trabalho do líder permite que todos os funcionários estejam envolvidos com os processos da empresa, assegurando que a equipe se sinta como parte importante da instituição. Isso tudo cria motivação nos trabalhadores e melhora nos resultados de seu trabalho.

A estratégia de Liderança 4.0 gera impactos também no desempenho do líder, que se compromete e se preocupa com os resultados da empresa e com toda a equipe. O seu foco não é mandar e sim delegar, sem que deixe de executar seu próprio trabalho de forma eficiente e responsável.

Gostou do conteúdo? Então, navegue pelo nosso site para estar ainda mais por dentro de conteúdos sobre desempenho profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *