Blog

Dicas, artigos e muito mais

Afinal, quais são as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego?

Todo trabalhador brasileiro enfrenta, em algum momento da carreira, a temida entrevista de emprego. Para uns, já acostumados com esse procedimento, é uma fase simples. Para outros, no entanto, as perguntas mais frequentes costumam acelerar o coração. Mas afinal, quais os questionamentos que mais aparecem?

Se a pessoa está nervosa durante o momento da entrevista, as perguntas farão o candidato se sentir pressionado a apresentar respostas prontas. Acredite, não é isso que os recrutadores querem saber.

Na maioria das vezes, o pessoal da seleção apenas deseja conhecer o candidato e descobrir se ele se encaixa, de fato, no perfil que a empresa procura.

Perguntas mais frequentes e como o candidato pode respondê-las

Para aliviar o momento de tensão e ajudar o concorrente a se sair bem nessa hora, selecionamos algumas perguntas mais frequentes:

  • Conte-nos um pouco sobre você.: O candidato precisa destacar a sua trajetória profissional, os desafios que já conquistou, algum episódio que mereça ser relatado de empregos anteriores e o porquê da escolha da profissão em que atua ou deseja atuar. Lembre-se, porém, de não exagerar nem parecer arrogante demais.
  • Quais são seus planos para o futuro?: Essa pergunta também aparece assim: “Onde você espera estar daqui a cinco anos?” A ideia é ser honesto e demonstrar ao recrutador que você tem sonhos e ambições para o futuro. Caso não tenha planos, aproveite a deixa para dizer como aquela vaga pode te ajudar a crescer e a se desenvolver profissionalmente.
  • Como você ficou sabendo da vaga?: Aparece logo no início da entrevista e é o momento em que o RH deseja saber quais foram os requisitos da vaga que saltaram aos seus olhos. Se viu a vaga em um portal e se interessou, destaque isso. Caso seja a indicação de um amigo, também mencione. Seja sincero e aproveite para dizer o motivo de ter se inscrito para o cargo.
  • Quais são suas principais qualidades?: Antes da entrevista, é importante que você reserve um tempinho para pensar sobre o assunto. Para quem deseja atuar no setor de mídia e propaganda, por exemplo, uma qualidade que pode ser destacada é a capacidade de lidar com problemas e apresentar soluções de forma rápida.
  • E os principais defeitos?: Se a pergunta anterior aparece, essa daqui complementa a anterior, ou vice-versa. Você pode ser honesto, só não acabe com as chances de ser contratado. Por exemplo: caso tenha dificuldade em se expressar, diga que está buscando aulas ou cursos para aprimorar isso.
  • Por que você deseja trabalhar com a empresa X?: Lembra daquela lição de casa de pesquisar sobre a empresa e o cargo que irá ocupar antes da entrevista? Pois, então, agora é a hora de mostrar o que sabe. Destaque alguns requisitos da vaga que pretende preencher e, na sequência, mencione o porquê do seu interesse. Também é o momento de falar sobre a sua identificação com as causas que a empresa X defende.
  • Por que você saiu do seu último emprego ou por que pretende mudar de emprego?: Muito cuidado com essa pergunta, pois não é a hora de desabafar sobre as coisas que deram errado anteriormente. Se foi demitido, fale isso de forma sucinta e clara. Ou se pretende mudar de emprego, diga que procura se aprimorar em outros segmentos e que a vaga pretendida se encaixa perfeitamente em seus planos.

Uma dica extra: candidatos também devem fazer perguntas sobre o cargo que vai atuar e sobre a rotina diária de trabalho. Isso evita mal-entendidos no futuro.

Essa publicação foi útil para você? Então compartilhe com outras pessoas e aproveite para entrar em contato conosco. Trabalhamos com recrutamento e seleção e ajudamos trabalhadores a se inserir no mercado e empresas a conquistarem os melhores colaboradores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.