Blog

Dicas, artigos e muito mais

Primeira entrevista: 5 dicas essenciais para quem vai passar por esse momento

Foi chamado para a primeira entrevista de emprego? É quase impossível não sentir um frio na barriga e ficar meio preocupado por não saber como se preparar, não é mesmo?

Mas não se preocupe! Todo mundo passa por isso e é comum ficar um pouco inseguro. Afinal, é tudo novidade e você precisa de um bom resultado para conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Para ajudar você a se preparar e até a chegar mais calmo ao local da sua primeira entrevista, preparamos algumas dicas muito úteis. Está ansioso? Então confira e chegue ao local preparado.

Estude a vaga e a empresa antes da primeira entrevista

Você sabia que é comum o entrevistador abordar temas sobre a empresa e sobre a vaga? Muitas pessoas que vão passar pela primeira entrevista de empregos ficam tão ansiosas que se esquecem de saber mais sobre a empresa. Quando são questionadas sobre os motivos de quererem trabalhar lá, acabam não sabendo o que responder.

Por isso, é muito importante que você pesquise sobre a empresa. Entre no site oficial, leia sobre seus objetivos, as áreas nas quais trabalha, cidades nas quais atua, entre outros. Depois, pense em como você se identifica com tudo isso e tente responder para si mesmo o motivo pelo qual deseja trabalhar lá. Aproveite para ler sobre a vaga e as funções do cargo.

Por que você deve ser contratado?

O entrevistador vai querer saber o seu diferencial e por que você é o mais indicado, não os outros candidatos, para ocupar o cargo. Claro que, para isso, ele vai avaliar o seu currículo. Contudo, é preciso mais.

No geral, os entrevistadores gostam de pedir para que você conte um problema que apareceu em sua vida e relate como resolveu. Lembrar disso na hora da entrevista pode ser difícil, ainda mais com o nervosismo. Por isso, é indicado se preparar para a pergunta e recordar algo que possa ser respondido durante a entrevista.

Treine para a primeira entrevista

Você pode, por exemplo, falar em frente ao espelho para saber se está pronunciando bem as palavras e se tem boa postura. Outra forma de treinar é filmar vídeos, como se estivesse respondendo para alguém. Depois, avalie seu desempenho e veja no que precisa melhorar. Isso vai ajudar na hora de se comunicar com o entrevistador.

Está nervoso? Respire fundo

Mesmo treinando bastante, é comum ficar nervoso. Porém, ficar muito agitado ou apático durante a entrevista não é bom. Por isso, o ideal é que você tente se controlar.

Uma das formas de fazer isso é respirando fundo e lentamente. Inspire pelas narinas, lentamente, conte até cinco e expire aos poucos. Repita isso até que se sinta mais relaxado, antes de ser chamado para entrar na sala de entrevista.

Cumprimente as pessoas

Chegue confiante. Cumprimente a banca e aperte as mãos de todos. Olhe para os olhos dos entrevistadores, ou do entrevistador, enquanto estiver conversando.

Além disso, fique atento às perguntas feitas, para que possa responder corretamente e satisfaça o questionamento do entrevistador. Não entendeu o que ele perguntou? Tudo bem! Peça para ele repetir. É melhor sanar a dúvida do que responder errado.

Quer mais dicas sobre entrevistas? Então navegue em nosso blog e prepare-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.