Diversidade e inclusão são palavras muito em pauta nos dias de hoje. A cada dia que passa, mais a população mundial tem aberto os olhos para a importância de sermos plurais e do quanto somos responsáveis pela inclusão de todos nos ambientes, seja social, educacional ou profissional.
Tal levante tem como motivação o nítido preconceito ainda existente e a falta de oportunidades para pessoas consideradas “diferentes” do padrão imposto ao longo de décadas. São:
– Negros;
– Homossexuais;
– Transexuais;
– Pessoas com deficiência;
– Obesos;
– E até mesmo mulheres, que não encontram a mesma oportunidade de empregos.
Diversos estudos já demonstraram a diferença salarial para mesmos cargos entre homens e mulheres no mundo todo. Segundo o Fórum Econômico Mundial, levaria cerca de 95 anos para que homens e mulheres chegassem ao patamar de plena igualdade no Brasil.
Esses entre outros dados se aplicam também às pessoas com deficiência, negros, homossexuais e transexuais, que mal conseguem passar em uma seletiva por preconceito.
Em meio a esse cenário que, apesar de estar em pauta para discussões e mudanças ainda é latente, é papel das instituições alterarem essa realidade. As empresas precisam investir na contratação plural e parar de distinguir candidatos e colaboradores por suas características pessoais.
Por que a diversidade é tão importante para as empresas?
As pessoas são, sem dúvida, o capital mais valioso de uma empresa. São elas as responsáveis pelas ideias, por colocar a mão na massa, atender seus clientes, retê-los e fazer o negócio prosperar. Se a empresa não investe em seus funcionários, não está investindo nela mesma.
Dessa forma, boas empresas são aquelas que priorizam a caráter, a gentileza, a experiência educacional e profissional dos seus colaboradores e avalia esses fatores na hora de contratar novos funcionários. Ao estimular a contratação de pessoas com diferentes características e perspectivas é, antes de qualquer outra coisa, uma demonstração de respeito e dignidade.
Toda empresa que demonstra a inclusão e o estímulo ao reconhecimento da diversidade, garante respeito da população e dos seus concorrentes. Empresas que priorizam a diversidade em seu quadro de funcionários estão de acordo com as tendências e com lutas que podem destacá-las no mercado como empresas consciente.
Benefícios para dentro da empresa
Além disso, um ambiente de trabalho onde todos os funcionários convivem e aceitam pessoas de todos os tipos e pontos de vista diferentes uns dos outros é muito mais plural e rico culturalmente, trazendo uma realidade e estratégias muito mais parecidas com a sociedade em que vivemos.
Tal atitude é importante para a empresa que irá compor um time diverso, formado por funcionários com perfis diferentes e com talentos diferentes também, resultando em uma equipe mais completa e mais produtiva.
Apesar de ser importante um processo seletivo plural, sem observar características físicas, opções sexuais, gênero etc., a empresa precisa demonstrar para esses colaboradores no dia a dia que estes fazem parte do todo e são importantes por conta do seu mérito.
Quando um funcionário percebe que é avaliado de acordo com seu mérito e que, no ambiente de trabalho, pode ser quem realmente é, sua satisfação e produtividade aumentam, consequentemente.
Precisa de ajuda para selecionar novos colaboradores? Conte com a gente: (inserir site).