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Inteligência emocional: saiba como aplicar ela na sua entrevista

A busca por emprego é algo comum a muitas pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho, ou mesmo encontrar oportunidades melhores do que as suas atuais colocações. Neste processo, um dos pontos mais importantes, e no qual muitos candidatos acabam por encontrar dificuldades, é a entrevista.

Isto porque é um momento em que os recrutadores e entrevistadores buscam conhecer melhor os candidatos, além de suas qualificações previamente mencionadas em currículos e cadastros. Assim, o comportamento e a forma como estes candidatos lidam com esta entrevista é crucial para que sejam, ou não, contratados pelas empresas nas quais buscam oportunidades.

Desta maneira, a inteligência emocional é essencial para que se possa ter um resultado melhor na entrevista de emprego, de forma que pode contribuir muito positivamente para que os entrevistadores possam perceber com maior destaque os seus pontos positivos, ao invés de suas falhas e pontos negativos.

No entanto, muitas pessoas não sabem como aplicar a inteligência emocional no momento da entrevista, e acabam por demonstrar muito nervosismo e falta de controle, o que influencia negativamente no resultado deste processo e dificulta as suas chances de contratação em empresas mais bem qualificadas no mercado de trabalho.

A aplicação da inteligência emocional em sua entrevista

É importante que se saiba que não existe uma única forma de aplicação de sua inteligência emocional durante uma entrevista, pois o foco dos entrevistadores pode ser diferente de acordo com a empresa ou a finalidade da entrevista e o cargo para o qual esta é utilizada para a contratação.

Assim, o ideal é saber quais são os principais pontos em que a aplicação da inteligência emocional pode fazer a diferença. Confira a seguir quais são os pontos que devem ser mais bem trabalhados para que a inteligência emocional pese a seu favor durante uma entrevista:

Autoconhecimento

O primeiro ponto da inteligência emocional que pode lhe ajudar em uma entrevista é o autoconhecimento, ou seja, saber quais são os seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Desta maneira você poderá valorizar seus pontos fortes durante a entrevista, como por exemplo, se mostrar mais confiante ou mais determinado e entusiasmado com uma função específica. Isto poderá contribuir para que se tenha resultados muito melhores em uma entrevista, com a valorização de sua capacidade de trabalho, graças a seu próprio autoconhecimento.

Autocontrole

Um dos pontos principais da inteligência emocional e um dos mais observados em qualquer entrevista, independentemente da empresa ou dos entrevistadores presentes, o autocontrole é essencial para que se tenha melhores resultados.

Ao trabalhar melhor o seu autocontrole, será possível aplicar este ponto da inteligência emocional em sua entrevista, de modo que não se demonstre nervosismo excessivo durante este processo. Assim, a sensação transmitida pelo entrevistado será a de uma pessoa muito mais segura e confiante, que poderá contribuir para a empresa de diferentes maneiras, o que aumenta exponencialmente suas chances de contratação.

Além destes pontos, outros que devem ser trabalhados para que se possa aplicar a inteligência emocional em uma entrevista são a empatia e motivação, além de habilidades sociais, que permitem uma melhor interação com os entrevistadores e fazem com que você se destaque neste tipo de processo.

Para saber ainda mais sobre a inteligência emocional e sua importância em um processo de recrutamento, entre em contato conosco e saiba como se qualificar para as melhores oportunidades em grandes empresas!