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Conheça 5 das principais obrigações do setor de recursos humanos

O setor de Recursos Humanos, normalmente lembrado pela sua sigla RH, é um dos principais alicerces dentro de uma empresa. É através dele que muitas funções são realizadas e otimizadas, mas é aí justamente que paira a dúvida: quais são essas funções e o que elas representam, na prática?

Para sanar de vez essas dúvidas, nós separamos suas principais obrigações para que consigamos entender o que é de sua alçada e como maximizar seus alcances. Vamos lá?

• #1 A “ponte”: se tem uma palavra-chave que o define é justamente essa. Esse setor é responsável por ser o elo entre a empresa e seus funcionários, a fim de que se construa e mantenha um relacionamento interpessoal sadio e comunicativo.

• #2 Contrata e retém profissionais: talvez a característica mais lembrada. Como o nome diz, a contratação de profissionais é feita aqui, e inclui todas as etapas dentro do processo seletivo. Assim, esse setor precisa estar ambientado aos princípios, requisitos e objetivos da empresa para que tenha autoridade de fazer uma seleção e contratação que vá de encontro ao que é preciso naquele momento.

Além disso, integrar os recém-contratados pode ser uma segunda parte desse processo, já que uma equipe mais harmonizada tem maiores aptidões para realizar seu trabalho e conseguir melhores resultados.

• #3 Treina e desenvolve o time: também é seu papel proporcionar meios para que a equipe esteja sempre atualizada. Afinal, a última coisa que precisamos em uma empresa é de profissionais com conhecimento puramente arcaicos, não é?

Oferecer oportunidades para treinamentos e desenvolvimentos técnico e comportamental são opções que podem – e devem – ser implementadas para que os funcionários tenham maiores aptidões profissionais ao mesmo tempo que estejam mais engajados rumo ao sucesso da empresa.

E aqui podemos brevemente enganchar outra característica do RH, que é manter em dia o quadro de dados de cada profissional da empresa com relação as diversas habilidades certificadas que possuem. Assim, o acervo de características sempre pode ser consultado quando se precisa de alguma habilidade em específica.

• #4 Analisa os resultados: o monitoramento da relação dos resultados da empresa com a qualidade de vida e trabalho do profissional faz parte das características intrínsecas desse setor, pois um de seus alicerces consiste em saber melhores formas de fazer a mediação de conflitos, já que é o elo entre ambas as partes.

Portanto, manter uma visão crítica e detalhista sobre os andamentos dessa comunicação é fundamental para o sucesso da empresa. E claro, um funcionário feliz é sinônimo de um trabalho mais qualitativo.

• #5 Valoriza o profissional: e por falar em bem-estar dos funcionários, formas de recompensá-lo por seu trabalho são uma excelente forma de mantê-los motivados. Assim, benefícios de diferentes naturezas concedidos também são investimentos à empresa.

Ainda nesse tema, é imprescindível possuir uma política adequada para reter as pessoas certas, ou seja, ter estratégias para manter os melhores funcionários sempre por perto, além de estratégias para atrair e contratar pessoas qualificadas.

Agora que já tem mais definida as principais obrigações do setor de Recursos Humanos, fica mais fácil delegar trabalhos e entender sua importância dentro de qualquer negócio. Para mais conteúdos relevantes, visite nosso site. E até a próxima!