Blog

Dicas, artigos e muito mais

Como manter a produtividade dos funcionários durante o home office?

Muitas empresas adotaram o modelo de trabalho home office a partir da pandemia do COVID-19. Mas, para a surpresa de muitos, o trabalho em casa foi muito vantajoso para boa parte das corporações e também para os funcionários.

Diante disso, muitas empresas estão optando por manter o home office permanentemente. No entanto, apesar de ser uma medida positiva e que pode favorecer o trabalho, as companhias e os trabalhadores, é preciso seguir algumas medidas para que a produtividade seja mantida.

Acompanhe esse artigo em que apresentaremos quais são as formas de impedir que os funcionários percam a produtividade trabalhando em casa, uma vez que a liberdade dessa forma de trabalho pode sim oferecer riscos como esse.

Criar um ambiente de trabalho apropriado

Trabalhar em casa não significa trabalhar de qualquer jeito, nem em qualquer lugar. É necessário que haja um ambiente de trabalho apropriado e fixo, onde o funcionário possa manter a sua organização, assim como seu foco.

Ambientes com muito barulho ou onde ocorram muitas interrupções não são indicados. O melhor é ter um espaço silencioso, onde o trabalhador possa se manter concentrado no trabalho, além de não ser interrompido e acabar perdendo o foco.

Se na casa houver um escritório, provavelmente esse será o melhor lugar para o home office, mas na ausência desse espaço, um quarto silencioso ou outro cômodo tranquilo, sem muita movimentação de pessoas pode servir bem.

Seguir horários

Tudo bem que o home office pode ser uma forma de trabalho mais flexível do que as demais e proporcionar mais liberdade. Isso não significa que o funcionário pode trabalhar no horário que quiser, porque dessa forma a produtividade será prejudicada e pode haver um risco de falta de comprometimento.

É preciso ter um horário definido para início da jornada, almoço e encerramento do trabalho. Esses horários devem ser cumpridos diariamente e não é bom que cada dia seja seguido de uma forma diferente.

A disciplina está associada à rotina, então é preciso ter uma rotina de trabalho fixa com relação aos horários, com exceção de casos excepcionais.

Ter horários desorganizados afetam principalmente a produtividade, especialmente se isso incluir pausas muito frequentes.

O ideal é que, mesmo à distância, a empresa tenha uma forma de registro de ponto para evitar problemas com horários.

Definir listas de tarefas e metas

Uma boa forma de garantir a produtividade do funcionário é criar listas de tarefas e metas diárias. Isso ajuda na organização e estimula o trabalhador a cumprir todas as suas atividades.

Ainda que o colaborador não esteja conseguindo apresentar bons resultados trabalhando em casa, a partir do momento que ele perceber a necessidade de atingir metas diárias, ele será condicionado a melhorar seu desempenho e desenvolver estratégias para que isso seja possível.

Realizar encontros e reuniões por videoconferência

Um dos grandes problemas do home office é o perigo de o trabalhador se sentir sozinho e desvinculado da empresa. Por isso, é essencial que ocorram com frequência reuniões por videoconferência.

Esses encontros servem para tratar de assuntos de trabalho, alinhar a equipe e permitir uma interação entre os funcionários.

Manter esse vínculo com o trabalhador é essencial para garantir que a produtividade seja mantida, mas principalmente para fazer com que ele perceba que continua fazendo parte da empresa e sendo importante para ela.

Gostou das dicas? Nós como empresa de recrutamento e seleção temos muitas informações e serviços que irão auxiliar você como trabalhador ou empregador. Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *