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O que é necessário para fazer uma gestão de talentos na minha empresa?

Uma boa equipe de colaboradores é capaz de ajudar ativamente no crescimento de uma empresa. Mas, para encontrar as pessoas certas e mantê-las em uma organização por um longo período, fazer uma Gestão de Talentos é essencial.

A Gestão de Talentos é mais do que apenas contratar os melhores candidatos em um processo de recrutamento e seleção. Ela envolve diversas etapas, desde atrair bons profissionais até garantir que ficarão na empresa por um bom tempo.

É uma maneira de construir uma equipe hábil, comprometida e capaz de trazer os melhores resultados. Quer saber como aplicar a Gestão de Talentos no seu negócio? Confira as dicas, a seguir, e descubra o que é necessário para ter os melhores profissionais na sua empresa.

Como fazer uma Gestão de Talentos de sucesso

Atraia as pessoas certas

Anunciar uma vaga de trabalho nos principais sites de recrutamento e seleção nem sempre é o bastante. Para atrair verdadeiros talentos é preciso mostrar as vantagens de trabalhar na empresa antes mesmo de ter uma vaga aberta.

Use páginas institucionais, LinkedIn ou outras redes sociais, para apresentar a cultura do negócio e a satisfação dos funcionários atuais. Lembre-se de que muitos talentos já trabalham em outros lugares, então, deve gerar bastante interesse, a ponto das pessoas cogitarem trocar de emprego.

Identifique os potenciais talentos

Com o processo seletivo em andamento, é importante saber identificar os profissionais com maior potencial. Não estamos falando apenas de experiência. Uma pessoa pode ter anos de atividade e cursos, mas não ter o perfil para trabalhar no seu negócio.

Avalie as soft skills tanto quanto as hard skills e procure entender a motivação e perfil de cada candidato. Cada vaga é diferente da outra, então, considere quais são as prioridades para a empresa naquele momento.

Acompanhe a adaptação dos novos colaboradores

Quando um novo funcionário entra na empresa, tem muito que absorver e aprender nos primeiros dias e semanas. É nesse período que os profissionais descobrem sobre suas atribuições e sobre a cultura do negócio na prática.

O recomendado para uma boa Gestão de Talentos é ter um programa de boas-vindas que acolha esses colaboradores e auxilie-os nos primeiros passos. Assim, você estimula a satisfação, engajamento e sensação de pertencimento destes novos integrantes da equipe.

Valorize e desenvolva talentos

Gestão de Talentos é cuidar deles em longo prazo. Caso sua empresa realmente valorize seus colaboradores, isso precisa ser visível para eles. Dê feedbacks ressaltando pontos altos tanto quanto os baixos e tenha um sistema de recompensa e promoção para bons desempenhos.

Ofereça treinamentos para manter as habilidades deles afiadas e até desenvolver aptidões escondidas. Quem sabe a sua equipe já não tem bons talentos que passam despercebidos pela falta de oportunidade de se destacarem?

Mantenha a comunicação aberta

Para reter verdadeiramente os melhores profissionais, eles precisam ser envolvidos nas estratégias e na tomada de decisões. Afinal, se você os contratou sabendo da competência deles, nada mais lógico que aproveitar suas ideias e visões.

Garanta que tenham a liberdade para falar não só com RH como com seus superiores. Ter uma comunicação aberta é uma das melhores maneiras de demonstrar que a instituição se importa com seus colaboradores.

A Gestão de Talentos é uma estratégia que deve fazer parte da rotina da empresa para ser efetiva. Para conferir mais conteúdos relevantes como este, basta acessar o nosso blog.