Blog

Dicas, artigos e muito mais

Os passos necessários para implementar a cultura organizacional

Assim como todo funcionário deseja trabalhar em uma empresa que tem a sua cara, a organização também busca um colaborador que se encaixe nos seus propósitos. Porém, esse conto de fadas só se dá de verdade quando a cultura organizacional é real.

E se a sua empresa ainda não conta com uma cultura bem definida, por falta de aplicação, nós lhe apresentamos o passo a passo.

POR QUE ESTABELECER A CULTURA ORGANIZACIONAL É IMPORTANTE?

Antes de aplicar, é preciso entender a importância. Uma organização sem cultura estabelecida concretamente é uma organização que caminha no escuro. Determinar a cultura organizacional é fundamental para criar um ambiente igualitário e que traga a garantia de que todo o trabalho realizado, independentemente do departamento, será feito de acordo com o que a empresa necessita.

Cultura organizacional incute efetivamente a política interna e organiza uma linha de comportamento e de práticas, baseados na missão e nos valores da empresa. Isso faz todos os funcionários terem plena ciência de porque e para que suas atuações são importantes para a companhia.

Além disso, a cultura organizacional favorece o engajamento dos colaboradores, que se sentirão mais determinados e confiantes, pois entenderão que seus papeis na empresa são fundamentais, o que leva a um sentimento de pertencimento e reconhecimento.

Como consequência disso, há um aumento de produtividade, diminuição na rotatividade de funcionários e, claro, retenção de talentos.

Outro aspecto importante é relacionado diretamente ao setor de recrutamento e seleção. Com a cultura organizacional já definida, fica muito mais fácil encontrar profissionais que se encaixam exatamente no que a empresa precisa.

COMO IMPLEMENTAR A CULTURA ORGANIZACIONAL

Os passos fundamentais para a aplicação da cultura organizacional na empresa são simples, porém precisam ser feitos com seriedade, para que as mudanças ocorram efetivamente e nada fique pela metade, o que pode piorar a situação. Acompanhe:

APRIMORE A COMUNICAÇÃO INTERNA

Caso a empresa já possua missão, valores e visão definidas, basta estabelecer quais são as práticas e os comportamentos necessários para que esses aspectos sejam atingidos ou cumpridos.

Feito, é preciso que repassar aos colaboradores. Por isso, aprimorar a Comunicação Interna é o primeiro grande passo para que a cultura organizacional chegue a todos os departamentos, do macro para o micro.

Se possível, elabore um documento, digital ou físico, listando e incentivando as práticas, compartilhe com todos ou coloque em murais espalhados pela empresa. É uma excelente alternativa para sempre estimular e reforçar a cultura organizacional.

LÍDERES SÃO EXEMPLOS

Um bom início depende de bons exemplos e ninguém melhor do que os líderes para começar com a implementação da cultura organizacional. A partir dessa exemplificação, fica mais fácil espalhar as práticas e comportamentos desejados aos demais colaboradores.

É importante lembrar que isso não vai se dar da noite para o dia. Essa execução demanda tempo e, obviamente, exigirá também ajustes, conversas e muita paciência.

REALIZE INTEGRAÇÕES COM OS COLABORADORES

Depois de iniciada a implementação da cultura organizacional, ainda não há garantia de que todos os funcionários conseguirão se adequar prontamente às novas práticas. Por isso, uma alternativa é tentar fazer pequenas integrações ou reuniões simples, apenas para enaltecer as mudanças e deixar claro aos colaboradores o que a companhia espera de cada um deles.

Essa atitude ainda favorece um estreitamento na relação entre organização e colaborador, o que, mais uma vez, favorece o sentimento de pertencimento. Esse contato é imprescindível.

FAÇA PESQUISAS DE SATISFAÇÃO

Depois de um tempo da implementação da nova cultura organizacional, é interessante fazer um questionário de satisfação direcionado aos colaboradores. Nessa pesquisa, ficará claro se as práticas estão dando certo, se estão fazendo a diferença e se estão, de fato, levando a empresa como um todo a um novo patamar de comportamento.

De acordo com o resultado, a empresa conseguirá observar o que ainda está pendente e, assim, fica mais fácil corrigir, se necessário.

E se a sua empresa está precisando de suporte em R&S ou mão de obra, entre em contato conosco. Oferecemos atendimento personalizado justamente para suprir as suas maiores necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *