Blog

Dicas, artigos e muito mais

Entrevista online: conheça mais sobre essa tendência

Com o advento das modernizações tecnológicas e da recente demanda por soluções de recrutamento e seleção à distância, muitas empresas estão optando pela modalidade de entrevista de emprego online.

O foco da entrevista é o mesmo, com a única diferença de o candidato não estar fisicamente frente a frente com o seu avaliador.

Para muitos empregadores, é essencial o contato direto com o candidato, o que se torna praticamente inviável e nada seguro durante a pandemia pela qual o mundo passa.

Dessa forma, existem soluções e estratégias para que esse contato aconteça da forma mais natural possível, possibilitando uma sensação de proximidade para que se estabeleça uma relação de confiança entre empregador e candidato.

Acompanhe, neste artigo, tudo que você precisa saber sobre a Entrevista Online.

Equipamentos necessários

Primeiramente, para que uma entrevista online possa ocorrer de maneira fluida e sem interrupções técnicas, as partes envolvidas devem contar com uma conexão de internet estável e rápida.

Com essa parte sanada, é preciso escolher o equipamento utilizado para que a chamada por vídeo ocorra. Algumas empresas fazem as entrevistas através do próprio WhatsApp do candidato, o que faz com que ambos possam usar a câmera e o microfone do próprio celular.

Outras empresas dão preferência para que a entrevista aconteça pelo computador ou notebook do potencial funcionário. Nos notebooks é possível utilizar a webcam e o microfone do aparelho. Caso o candidato opte por utilizar o computador, é preciso plugar uma câmera ou uma webcam no aparelho, além de um microfone.

Melhores locais para entrevista

Os locais para que essa entrevista online aconteça são os mais diversos possíveis, sempre a depender das possibilidades das partes. Enquanto o empregador provavelmente fará a entrevista em escritório ou empresa, o candidato pode optar por fazer a partir de sua própria casa.

Neste último caso, vale lembrar que no momento da entrevista o silêncio no local deve ser absoluto. Dessa forma não é preciso se preocupar com interrupções ou distrações capazes de atrapalhar o andamento da entrevista, que mesmo online, ainda pode possuir um caráter mais formal.

Vestuário adequado

O vestuário do candidato pode influenciar na primeira impressão obtida pelo empregador. Por isso vale a pena pesquisar um pouco sobre a empresa e verificar qual é o tipo de roupa utilizada pelos funcionários.

Enquanto algumas empresas permitem que os profissionais trabalhem de camisetas e chinelos, outras dão muita importância para a utilização de terno e gravata por exemplo. Dessa forma, é importante vestir-se de acordo, ao menos na parte do enquadramento de vídeo que fica visível para o entrevistador.

Obtenção dos melhores resultados

Seguindo todas essas estratégias, é possível obter resultados muito bons a partir da entrevista online. É claro que o currículo e a experiência do profissional sempre serão os aspectos mais importantes.

Porém, uma entrevista realizada sem qualquer tipo de problema e com uma boa qualidade de imagem e som, certamente causa uma impressão muito mais profissional e positiva para a empresa.

Agora que você já sabe como é uma entrevista online e quais as melhores formas de fazê-la, siga acompanhando nosso site para ficar por dentro de outras tendências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *