Blog

Dicas, artigos e muito mais

5 dicas essenciais para empresas que pretendem fazer um processo de seleção para estagiário

O mundo do trabalho é cada vez mais exigente quando o assunto é contratação de pessoal. E essa exigência também se aplica aos estagiários. Por isso, fazer um bom processo de seleção para estagiário é essencial para suprir a demanda da empresa.

Já passou o tempo em que a função dos estagiários se limitava a pequenas tarefas e questões menos burocráticas. Hoje em dia, exige-se muito mais proatividade, determinação, garra e vontade de crescer nas empresas.

Desse modo, o candidato a uma vaga de estágio precisa estar antenado e ter múltiplas habilidades para atender aos requisitos das empresas e tornar-se um profissional promissor. Veja nesse post, 5 dicas para empresas que vão fazer um processo de seleção de estagiário.

Faça um perfil do candidato ideal

Cada empresa possui uma cultura organizacional própria. Dessa forma, o perfil do estagiário precisa estar alinhado ao perfil da empresa e das funções que ele exercerá dentro da organização.

Por isso, traçar o perfil de um candidato ideal para a vaga pode facilitar o departamento de gestão de pessoas na hora de selecionar um estagiário. Avaliar o setor onde o estagiário atuará e verificar quais requisitos são necessários para ocupar a vaga é fundamental para escolher um candidato ideal.

Pesquise sobre as instituições de ensino

A melhor forma de encontrar um talento é conhecendo as instituições de ensino. Ter contato com os coordenadores de curso e verificar a avaliação do MEC sobre a faculdade também são estratégias que podem facilitar a escolha do estagiário.

Claro, sabemos que o esforço principal deve vir do aluno. Por isso, levar em consideração somente a faculdade em que o candidato a estagiário frequenta não é a melhor alternativa.

O ideal é entender como é ensino da faculdade, suas metodologias, as atividades extracurriculares, os projetos, a qualidade da formação, entre outras situações que podem colaborar na escolha dos candidatos.

Avalie o nível de interesse dos candidatos

A entrevista é sempre um momento de apreensão para ambos os lados. A empresa que espera encontrar o estagiário ideal e o candidato que deseja mostrar seu diferencial perante os outros candidatos.

Desse modo, tente extrair o máximo de informação de cada candidato e avalie o nível de interesse de cada candidato. Vão existir candidatos que precisam do trabalho para poder continuar a faculdade; vão ter aqueles que querem ganhar experiência, os que precisam ajudar em casa, entre outras situações.

Cabe ao recrutador analisar se o interesse do candidato em fazer parte da empresa convém com as expectativas da empresa e das necessidades dela naquele momento.

Opte por candidatos com múltiplas habilidades

Como mencionado no início do texto, o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais flexíveis. Por isso, a capacidade de resolver problemas e possuir múltiplas habilidades pode ser um diferencial na hora de contratar um estagiário.

Dessa forma, candidatos que são antenados nas novas tecnologias, tem curiosidade sobre novas tendências e demonstram capacidade de se adaptar as mudanças podem ser muito mais úteis na sua empresa.

Ofereça oportunidades de crescimento

Um candidato a estagiário sente-se muito mais motivado quando a empresa oferece real possibilidade de crescimento. Desse modo, contratar estagiários certos pode ser a saída para combater o turnover e contar com talentos que vistam a camisa da empresa.

Gostou dessas dicas? Então, entre em nosso site e conheça nossos serviços. Trabalhamos com recrutamento e seleção de pessoal, mão de obra terceirizada e serviços temporários. Conte com a ajuda de especialistas nesse assunto para você ter os melhores talentos em sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.