Blog

Dicas, artigos e muito mais

Feedback: por que ele é importante em um processo seletivo?

Passar por um processo de recrutamento e seleção, não conseguir a vaga desejada e não obter nenhum retorno por parte da organização é algo bastante frustrante do ponto de vista profissional.

Muitas empresas pecam neste aspecto, uma vez que o feedback é algo extremamente valioso para o candidato. Afinal, um processo seletivo consiste em uma oportunidade para um profissional em busca de oportunidades em um mercado oscilante.

Logo, um retorno acerca de um processo de recrutamento e seleção em que o candidato não foi classificado pode ajudar significativamente na sua trilha profissional futura.

O fato de muitas empresas ignorarem a importância do feedback é uma problemática no mercado contemporâneo.

Entenda a importância do feedback em processos seletivos.

Por que o feedback é importante em um processo seletivo?

Obviamente fornecer um feedback negativo não algo fácil e nem animador. Porém, é preciso dimensionar a importância deste retorno para os candidatos no que concerne à prática de recrutamento e seleção.

Primeiramente, isso possibilita mais transparência ao processo seletivo. A falta de transparência em processos seletivos é algo problemático para processos seletivos, sendo imprescindível possibilitar um processo mais correto, sem margens para contestações acerca de sua idoneidade.

A imagem da empresa perante o mercado também melhora significativamente quando esta proporciona feedbacks em seus processos seletivos.

Afinal, ao ser solenemente ignorado por uma organização, o candidato tende a ter uma visão negativa em torno da empresa. O que pode ser repassado para outras pessoas e empresas, dessa forma configurando uma mancha para a organização.

Sem falar que os comentários feitos pela empresa em torno dos motivos da sua não contratação, embora não sejam exatamente agradáveis, podem possibilitar que o candidato aprimore suas habilidades para futuras oportunidades no mercado de trabalho.

Desta forma, a empresa contribui significativamente para o crescimento do profissional e lhe proporciona diretrizes efetivas para melhorar seu desempenho.

Sem falar que o candidato que não passa em determinado seletivo pode ter suas habilidades usadas futuramente. É importante deixar as portas abertas para que o candidato possa tentar algo novamente na organização em uma vaga que combine mais com o seu respectivo perfil.

Obviamente, é preciso manter o profissionalismo e a cordialidade, utilizando o feedback de maneira cuidadosa, pontuando os aspectos positivos e negativos de forma assertiva. Constrangimentos de qualquer natureza não agregam em nada.

O feedback deve ser realizado de forma individual, não é nada cortês fazê-lo em um canal sem privacidade. A tecnologia pode ser utilizada em casos em que o número de candidatos seja elevado, contudo, é importante utilizá-la estrategicamente e de forma humanizada.

Um processo de seleção sólido e bem estruturado pode configurar uma experiência positiva para o candidato, agregando aprendizado sólido ao cliente, mesmo que este não obtenha a vaga.

No mercado contemporâneo a transparência é um diferencial competitivo e tanto. Afinal, o mundo das organizações atualmente valoriza o diálogo, a transparência e o politicamente correto, logo, nada melhor do que uma empresa que atue de forma idônea.

Conheça os nossos serviços

Acesse a nossa página e conheça melhor os serviços que oferecemos. Entre em contato com a nossa equipe por meio dos nossos telefones ou pelo nosso endereço eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *