Blog

Dicas, artigos e muito mais

5 ferramentas para fazer um bom gerenciamento operacional do seu RH

O bom desempenho de um departamento está diretamente ligado ao quão eficiente é sua gestão, em especial no operacional. Claro que o departamento de RH não está isento. A agilidade na resolução das demandas e a excelência dos processos garantem a efetividade do setor.

Mas, afinal, como é possível fazer um bom gerenciamento operacional dentro do RH? Algumas ferramentas são fundamentais para este sucesso. Acompanhe e descubra quais são.

RH OPERACIONAL

É possível compreender o operacional de um setor analisando toda ação que se faz de forma repetida, com frequência, ou seja, o trabalho automático, padronizado. No RH, podemos dizer que o departamento pessoal é a área operacional, justamente porque demanda uma série de atividades recorrentes. Entretanto, as demais áreas do RH, como o R&S, por exemplo, também possuem atividades operacionais e, obviamente, necessitam de um bom gerenciamento.

Gerir a parte operacional de um departamento, nada mais é do que aplicar técnicas e ferramentas que possibilitem que todos os serviços sejam realizados e entregues de maneira satisfatória.

Isso significa, no caso de um departamento de Recursos Humanos, que todas as etapas operacionais incutidas dentro desse setor serão realizadas conforme o padrão, executadas com excelência, mas sempre buscando aprimoramento.

E para que isso ocorra, algumas ferramentas podem auxiliar. Confira:

SISTEMA DE GESTÃO DE TAREFAS

As ferramentas de gestão de tarefas ajudam na organização das demandas diárias, estabelecendo um cronograma a ser seguido, o qual qualquer colaborador pode ter acesso.

Além de organizar, estas ferramentas ainda facilitam a visualização completa de tudo o que precisa ser resolvido durante o dia, otimizando o tempo e melhorando o desenvolvimento do departamento como um todo.

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS

Na mesma linha do anterior, os sistemas de gestão de processos auxiliam nas principais atividades do RH, como folha de pagamento, benefícios, holerites, férias, admissões e demissões.

A maioria dos departamentos conta com softwares que fazem parte desses processos, mas muitas vezes não disponibilizam relatórios ou dados para controle dessas atividades, o que pode dificultar sua organização, tomar muito tempo e ainda possibilita o surgimento de erros.

SOFTWARE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Essencial para o departamento de Recrutamento e Seleção é um software que permite a automação das atividades recorrentes da área, como triagem de currículos, organização de dados de candidatos, feedback instantâneo e com envio em massa, e ainda visualização completa e gerenciamento de vagas.

É uma ferramenta fundamental justamente porque possibilita mais agilidade e exatidão nos processos de R&S, que atualmente tem ocupado cada vez mais espaço dentro das empresas.

MEIOS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO

Já não é mais segredo que a comunicação é de extrema importância para o bom desempenho de qualquer setor, principalmente nos Recursos Humanos.

Investir em ferramentas digitais de comunicação (interna e externa) é, com certeza, uma maneira muito mais prática de gerenciamento operacional no RH.

A intranet, por exemplo, é um excelente meio do RH se comunicar com toda a empresa, independente do departamento, sendo um canal para divulgação de vagas internas, comunicados e dados, o que pode gerar uma grande economia de papel.

Além disso, outra grande ferramenta que pode ser utilizada pelo RH é o sistema para entrevistas virtuais: ótimo meio do R&S fazer parte do seu processo seletivo, sem demandar muito esforço para a empresa e também para o candidato.

E se a sua empresa precisa de soluções para Recursos Humanos, entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *