Blog

Dicas, artigos e muito mais

A tecnologia como aliada no processo de recrutamento e seleção

Não é novidade que o avanço tecnológico nos proporcionou uma profunda mudança na forma na qual vivemos. E é claro que isso influenciou o modo de nossos relacionamentos, profissões e lazer.

Não só novas carreiras profissionais surgiram como também novas formas de se recrutar e buscar profissionais valiosos para as empresas.

A tecnologia trouxe grandes avanços para o setor de Recursos Humanos de todas as empresas praticamente. Um bom recrutamento comporta a estruturação do cargo para a captação de novos talentos para uma organização.

Como forma de otimizar todo este processo, existem alguns itens que a tecnologia abarca, que podem fazer com que todo o processo de recrutamento e seleção seja mais apurado e selecione, ao término, o funcionário ideal para o cargo desejado.

Processos de recrutamento

A divulgação de vagas é o primeiro passo para que haja a recrutamento de um novo profissional. E a tecnologia já trouxe um enorme avanço na divulgação, haja vista a enorme quantidade de sites especializados em divulgar anúncios de vagas.

O que antes era feito em jornal, no famigerado Caderno de Classificados, hoje é feito através de softwares e redes sociais voltadas especificamente para a área profissional.

Nos sites de softwares, o candidato responde uma série de perguntas, a título de análise de perfil comportamental e profissional, e pode fazer upload na própria base de dados do software de seu currículo profissional.

Desta forma, é possível o profissional filtrar o tipo de ofertas de vagas que melhor lhe aprouver. Também é um meio mais fácil para as empresas que desejarem buscar profissionais que se enquadrem em um determinado perfil desejado.

Nas redes sociais, o processo é ainda mais interessante, já que não só o usuário as utiliza para conquistar uma nova oportunidade de emprego, mas também para criar um network profissional, através de colegas de faculdade, de trabalho e amigos pessoais.

Com o RH mais dinâmico é possível otimizar todo o processo, já que não existe mais necessidade de lidar com arquivos cheios de papéis. Assim, a triagem dos candidatos é feita virtualmente e, com isso, torna-se muito mais eficaz.

A tecnologia encurtou todas as distâncias e deu oportunidades a quem mora em locais mais distantes. Profissionais que podem trabalhar à distância, por exemplo, podem participar de processos seletivos e, de onde estiverem, podem executar as demandas da empresa.

Antes, isto era impossível. Muitos talentos deixavam de ser aproveitados, em razão dos impedimentos de se deslocar até a empresa para fazer uma entrevista, que atualmente pode ser feita mediante videoconferência.

Hoje, existem ótimas plataformas voltadas exclusivamente para personalizar processos seletivos para empresas. Assim, a Gestão de Pessoas se tornou algo muito mais dinâmico e interessante, sem contar que é uma grande aliada no processo seletivo do profissional ideal da empresa.

O que por muitos anos demandou um processo de elevado custo e demorado para substituir um profissional ou para preencher cargos novos em uma companhia, hoje em dia, além de ser mais barato é muito mais preciso.

A tecnologia, não veio para substituir o material humano, mas sim para mudar alguns paradigmas e criar novas oportunidades de carreira.

Caso você tenha gostado desta postagem ou possua alguma dúvida, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *