Blog

Dicas, artigos e muito mais

Recrutamento inteligente: sua empresa já ouviu falar nesse conceito?

Todo negócio para alcançar valor de mercado necessita ter bons resultados e contar com os melhores profissionais. Por isso, é sempre um desafio para o RH identificar talentos que reúnam as qualidades necessárias para o cargo ofertado, no sentido de agregar conhecimento à equipe de trabalho.

Para auxiliar nesse processo é importante utilizar o recrutamento inteligente, que contribui diretamente no êxito da seleção (sem enganos), aumenta a fluidez das etapas e previne eventuais prejuízos financeiros. Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre esse conceito e como ele pode impactar positivamente sua empresa? Continue lendo este artigo.

O que é recrutamento inteligente?

É um método que incorpora inúmeras ferramentas com o objetivo de selecionar o perfil mais adequado para preencher a vaga. Dentre elas, está a tecnologia que, com o auxílio de testes avançados, consegue realizar triagem minuciosa dos currículos, a fim de verificar quais profissionais atendem às exigências técnicas, bem como as habilidades necessárias para cumprir suas funções na empresa.

O recrutamento inteligente também contribui para reduzir equívocos nas contratações e encontrar os melhores profissionais, usando três estratégias: atração, motivação e retenção de talentos. Para isso é fundamental dirigir-se aos canais apropriados que aproximem os perfis almejados, pois agilizam o processo e os tornam mais eficiente.

Como funciona o recrutamento inteligente?

Os recursos utilizados por esse método garantem a participação de candidatos mais preparados nos processos seletivos, que possuem formato mais dinâmico. Os profissionais evoluíram no modo de apresentar suas qualificações e estão em busca de organizações interessadas nessa evolução.

Com o recrutamento inteligente não só as empresas ficaram mais exigentes, mas também os candidatos. A partir do momento que o profissional nota a dedicação em realizar uma seleção diferenciada, ele passa a esforçar-se mais para fazer parte da equipe. Conheça os principais recursos que podem ser aplicados abaixo:

Entrevistas à distância

A tecnologia contribui para facilitar o processo de entrevistas à distância. Uma forma de ter acesso a candidatos talentosos, mesmo que distante da empresa, o que ajuda a otimizar o tempo e economizar recursos. Além disso, os candidatos se sentem mais à vontade, confortáveis e confiantes. Também serve para mostrar que a empresa está atualizada e atenta às novas ferramentas, buscando a mesma característica em seus profissionais.

Aperfeiçoamento de triagem

São muitos os sites de seleção e postagens nas mídias sociais visando atingir profissionais alinhados ao perfil desejado. Divulgar vagas em meios virtuais que se relacionam ao modelo de negócio da organização eleva a possibilidade de ocupação dos cargos vagos.

Melhora na escolha de currículos

Com o auxílio de softwares é possível fazer a triagem dos currículos digitalmente, sem passar pelo cansativo procedimento de abertura, leitura e impressão de e-mails, que demandam um tempo considerável dos funcionários de RH. Por isso, é cada vez maior a necessidade de ter agilidade nos processos para que os recrutadores se concentrem mais na parte técnica e comportamental, fazendo uma análise mais profunda dos candidatos.

Teste comportamental

A partir da utilização de softwares e esquematização de perfil comportamental é possível analisar pontos dos candidatos como inteligência emocional, potencial de liderança, capacidade negociação, etc. Essa avaliação possibilita selecionar um perfil mais adequado à cultura da organização.

Controle das etapas de seleção

O recrutamento inteligente possibilita total controle sobre o processo de seleção, garantindo rapidez e eficácia. Ver todas as etapas serem cumpridas de acordo com o cronograma assegura confiabilidade e segurança, atraindo profissionais qualificados para postular à vaga divulgada.

Gostou do artigo e quer saber mais? Entre em contato conosco e aperfeiçoe o processo de recrutamento e seleção de sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *