Blog

Dicas, artigos e muito mais

Redes sociais: saiba como utilizar a favor do recrutamento e seleção da sua empresa

Alguns anos atrás, quando as principais redes sociais surgiram no país, elas pareciam apenas uma moda passageira. Eram o lugar perfeito para compartilhar qualquer coisa, desde uma foto de uma festa com os amigos até a crítica de um filme sem graça assistido no final de semana.

Mas, surpreendendo muita gente, essas redes sociais se firmaram e viraram parte do nosso dia a dia. Buscando atingir os mais diversos grupos de pessoas, foram desenvolvidas redes com segmentos específicos, como compartilhamento de fotos e vídeos, além de perfis profissionais.

Com um número cada vez maior de usuários, diversas empresas identificaram oportunidades únicas de encontrar o candidato perfeito para cada vaga disponível.

O motivo? As redes sociais não mostram somente os cargos que os candidatos já ocuparam ou as empresas em que trabalharam, mas a personalidade e valores de cada um, fator que tem se tornado determinante na hora da contratação.

Se você é um recrutador e quer saber como encontrar o candidato perfeito usando apenas as redes sociais, é só continuar lendo esse artigo.

1. Esteja em todas as redes sociais

Quando pensamos em redes sociais voltadas ao recrutamento e seleção de candidatos, provavelmente a primeira coisa que nos passa na mente é correr para o LinkedIn, certo?

Mas não é porque essa é uma rede voltada para a centralização de dados profissionais que deve ser a única utilizada nesses casos. Dependendo do perfil da vaga oferecida, redes sociais como o Facebook, o Twitter e até mesmo o Instagram podem ser um prato cheio para os recrutadores.

Por esse motivo, é importante que a sua empresa esteja em todas elas. Aliás, ao invés de utilizar o perfil pessoal do recrutador, é interessante que a empresa possua páginas próprias nessas redes, sempre com conteúdos que marquem presença em todas elas.

2. Identifique o perfil da vaga

Quando se está procurando por um candidato nas redes sociais, é interessante unir requisitos e perfis procurados.

Pense assim: se você está atrás de um social media, por exemplo, procure no LinkedIn para obter dados precisos sobre o candidato, mas também potencialize essa busca analisando o perfil desse candidato no Facebook, já que esse é um dos instrumentos de trabalho desse profissional.

No caso de designers ou fotógrafos, dar uma olhada no perfil do Instagram dos candidatos também pode ser uma ótima ideia. Do mesmo modo, jornalistas e redatores podem ser avaliados através do Twitter.

Refinar essa buscar pode agilizar o recrutamento.

3. Tenha em mente o que você espera de um candidato

A cultura da empresa deve ser levada em consideração no caso de recrutamentos através das redes sociais. Nesse caso, pense no que a sua empresa não aceitaria ou o que não faz parte dos valores internos dela.

Lembre-se que existem diversos casos de funcionários com comportamentos e opiniões no mínimo duvidosas em redes sociais.

Nesses casos, a imagem de onde essas pessoas trabalham pode acabar denegrida, apenas por haver um contrato que as une, mesmo essas empresas não sendo coniventes com tais opiniões.

Então, aproveite a facilidade que as redes sociais oferecem e dê uma olhada no tipo de conteúdo postado e compartilhado por cada candidato em potencial, para não correr riscos.

4. Utilize anúncios

Algumas redes sociais oferecem a possibilidade de promover anúncios internamente. Geralmente, esses anúncios podem ser direcionados a grupos e perfis específicos.

Você pode escolher desde a idade e a escolaridade, até os interesses pessoais dos candidatos. E pode ficar tranquilo, esses filtros servem para lhe ajudar na busca, já que apenas os candidatos que se encaixam no perfil procurado receberão tais anúncios.

5. Se for utilizar a página da empresa, seja específico

No caso de realizar posts com as vagas em aberto, coloque nelas todos os dados necessários.

Assim, além de evitar que candidatos que não se encaixam no perfil se candidatem para a vaga, você evita receber uma enxurrada de comentários com perguntas básicas.

Lembre-se que as redes sociais não são apenas um excelente lugar para encontrar candidatos, mas uma ferramenta poderosa para poupar tempo e otimizar a sua procura. Faça bom uso de todos os seus recursos.

Aproveite e entre em contato com a gente agora mesmo. Estamos prontos para lhe ajudar no que for preciso.