Blog

Dicas, artigos e muito mais

People Analytics: como ele pode ser utilizado pelas organizações?

A importância de entender as necessidades e desafios dos colaboradores está clara no mundo corporativo, afinal, são as pessoas que fazem a engrenagem organizacional funcionar, tornando-se imprescindível que fatores como engajamento, satisfação e produtividade estejam em alta no dia a dia de uma empresa.

Com a tecnologia como aliada, é possível medir esses fatores a partir de dados comportamentais. A essa análise avançada de dados damos o nome de People Analytics, metodologia que consiste em coletar, organizar e analisar dados dos colaboradores para aplicá-los na gestão de pessoas, proporcionando uma visão estratégica ampla e melhores resultados no gerenciamento de Recursos Humanos.

Como utilizar a metodologia?

• Identifique os problemas: para começar, é preciso reconhecer quais os motivos pelo qual você buscou a metodologia. Esses problemas devem ser de ordem organizacional, não apenas do setor de RH.

• Coleta de dados: identifique quais dados são importantes na realidade organizacional e quais necessitam de maior atenção. Essa coleta deve ser realizada com atenção. Não foque apenas no desempenho do colaborador, mas também nos meios utilizados por ele para atingir determinado resultado e na frequência com que esses dados aparecem.

• Métricas: defina métricas para qualificar os dados coletados e retirar as informações necessárias desse material. Desenvolva uma régua para comparação de dados, para que todos sejam avaliados sob a mesma perspectiva. Já existem no mercado diversas ferramentas que permitem uma avaliação equilibrada dos dados coletados.

• Execução: após identificar os problemas, desenhe um plano de ação baseado nas informações coletadas. É importante que os colaboradores estejam cientes do novo projeto, por isso, crie ações junto à equipe de comunicação para divulgá-lo.

• Monitore os progressos: busque correlações entre as informações encontradas, de forma que seja possível reconhecer se o desempenho de cada um realmente melhorou.

É possível utilizar o People Analytics para diversas finalidades, como para garantir engajamento, preocupação que está diretamente ligada ao desempenho do colaborador.

Ao analisar os dados coletados, será possível saber quais fatores motivam seu time, assim como melhorar aspectos que causam queda nos níveis de produtividade.

Os dados também revelam os motivos pelos quais os colaboradores deixam uma empresa, causando impacto no nível de retenção. Ao tomar conhecimento deles, é possível melhorar os números e reduzir a evasão de talentos.

Outra forma de utilizar a metodologia é para aprimorar o recrutamento. É preciso levar a sério o processo seletivo, pois é a partir dele que conhecemos os novos talentos. Um bom profissional não só possui as melhores habilidades, mas também se identifica com a organização e se encaixa em sua cultura.

A metodologia permite que o recrutador conheça mais sobre os candidatos a partir da coleta de dados de currículos on-line, perfis nas redes sociais, interações do candidato na internet, etc.

A quantidade de informações disponíveis permite traçar um perfil fiel do candidato, auxiliando a escolha do recrutador.

Agora que você sabe como utilizar People Analytics, entre em contato e conheça os nossos serviços. Somos a empresa de maior representatividade na região e oferecemos serviços customizados para atender de forma efetiva as necessidades de sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *