O impacto gerado pela transformação digital está modernizando cada vez mais as tarefas do RH. Entre tantas tendências, uma delas é bastante recente e está otimizando um processo tradicionalmente burocrático: a admissão de funcionários. Esse avanço atende pelo conceito de admissão digital.
Essa ferramenta está desburocratizando o processo de contratação nas empresas, conferindo mais agilidade, segurança e inovação. Portanto, se você está olhando para novas tendências de gestão, é hora de adotar este modelo de trabalho inteiramente digital.
Quer entender como aplicar a admissão digital no RH da sua empresa? Confira na sequência do artigo.
Desvendando a admissão digital
A admissão digital pode ser definida como a contratação de colaboradores efetuada com o suporte da tecnologia.
A rotina de admissão costuma ser extremamente burocrática, com os novos contratados tirando inúmeras cópias e se deslocando até a empresa várias vezes para entregar esses documentos.
Sendo assim, o objetivo principal da admissão digital é eliminar as tarefas operacionais do Departamento Pessoal, propondo que o colaborador envie essa ‘papelada’ sem sair de casa, por meio do celular e do computador.
Essa mudança sensível traz benefícios para as duas partes. Para a empresa, é um mecanismo que reduz a incidência de erros manuais e otimiza a atividade do seu time de RH, direcionando-os para a parte estratégica do negócio. Além disso, há uma melhoria significativa na experiência do candidato, criando valor para a organização perante o novo colaborador.
Em tempos de isolamento social, motivado pela pandemia do novo coronavírus, a admissão digital ganha uma importância ainda maior. Afinal, você não é obrigado a interromper este processo por conta da suspensão do trabalho presencial.
Como aplicar a admissão digital no meu RH?
A aplicação da admissão digital demanda que todas as pontas do processo atuem de maneira fluída. A começar pelo próprio processo de recrutamento e seleção. A seleção de talentos com o apoio da tecnologia pode ser feita não apenas por meio de plataformas online como ‘triagem’ de candidatos, mas também a partir de entrevistas a distância.
Como supracitado, o ponto crucial da admissão digital é conferir agilidade ao processo de entrega dos documentos, isto é, trocar aquela pilha de pastas na sua mesa por documentos digitalizados.
Para isso, entretanto, é necessário que a sua empresa adote a gestão de documentos na nuvem. A partir desse armazenamento, todos esses documentos podem ser acessados de maneira remota, além de estarem protegidos por níveis de permissão de acesso bem estabelecidos.
Adotar este recurso é possível por meio de um software de gestão de RH. Sendo assim, você deve levar alguns critérios em consideração para escolher o sistema que melhor atende às suas necessidades, como a integração com outros setores, a facilidade de cadastro e um atendimento personalizado.
Viu como otimizar o processo de contratação é mais simples do que você imagina e pode agregar excelência ao seu RH? Além de ganhar tempo, você surpreende positivamente os contratados e ainda contribui para a sustentabilidade. Afinal, ninguém merece aquela quantidade toda de papel, não é mesmo?
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