Blog

Dicas, artigos e muito mais

Raciocínio lógico: como utilizar esse teste em um processo de recrutamento e seleção?

O raciocínio lógico, também conhecido pela sigla RL, é uma ferramenta que afere a capacidade do candidato de pensar de forma lógica e de resolver problemas com agilidade e eficiência. A novidade é que de uns tempos para cá, a maioria das organizações tem adotado essa solução em seus testes de avaliação em processo de recrutamento e seleção. A ideia é avaliar aspectos lógicos e subjetivos na forma de pensar do candidato.

Contudo, muitos gestores de recursos humanos ainda têm dúvidas com relação à aplicação do teste de RL nos processos de recrutamento e seleção. Tendo isso em vista, montamos este conteúdo, que aborda como utilizá-lo.

Qual o objetivo do teste de raciocínio lógico?

Antes de tudo, vale conceituar o que é raciocínio lógico. De acordo com especialistas, trata-se de uma ferramenta muito importante nos processos de seleção, uma vez que avalia a capacidade do candidato de resolver problemas do dia a dia de forma otimizada, ou seja, com agilidade e eficiência. Indo mais além, o raciocínio lógico se refere à organização do pensamento de maneira coerente e precisa, para que assim o candidato consiga chegar a uma conclusão que o leve a resolver um problema que está lidando.

Dessa maneira, podemos dizer que é papel do raciocínio lógico confirmar a lógica de pensamento que foi adotada por um candidato para resolver um problema que está sendo posto. Isso não significa dizer, porém, que ele adotará a forma correta e otimizada de resolver o problema. A questão está justamente aí, na forma como ele se comportará para resolver a situação.

Alguns especialistas apontam que os principais objetivos do teste de RL são: verificar se o profissional tem a habilidade de pensar livremente, resolver questões com clareza e agilidade e capacidade de interpretação de sentenças ou enunciados, que podem aparecer na linguagem vernacular ou matemática.

Como o teste de RL é aplicado em processo de recrutamento e seleção de candidato?

O teste de RL é uma das etapas do processo de seleção. Geralmente, ele é aplicado nas primeiras etapas do processo seletivo. A aplicação pode acontecer tanto de forma presencial como online. Porém, caso seja de forma presencial, é fundamental que seja aplicado em um ambiente silencioso e confortável, que forneça ao candidato o apoio necessário que ele precisa para se concentrar e resolver o teste.

No entanto, em caso de serem aplicados de forma digital, os gestores de recursos humanos devem instruir os candidatos a realizar o teste em ambiente que tenha as mesmas condições destacadas anteriormente, para que assim eles consigam realizá-lo sem qualquer contratempo.

Além disso, o tempo de realização do teste deve ser realista, o que significa dizer que deve fornecer o tempo suficiente para que os candidatos consigam resolver as questões de raciocínio lógico propostas.

Agora que sabe como aplicar o teste de raciocínio lógico em seu processo de recrutamento e seleção, adote-o em sua empresa.

Gostou deste conteúdo e deseja ler outros? Não deixe de acompanhar o nosso site. Nele, estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer os seus conhecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.