Blog

Dicas, artigos e muito mais

Inovação: como esse conceito pode ser utilizado no processo de retenção dos colaboradores

Como atrair e reter colaboradores em mercado de trabalho tão competitivo? Essa é a preocupação de quem trabalha com gestão de pessoas. Mas calma, esse problema tem solução. Neste artigo, vamos lhe mostrar como o conceito de inovação pode ajudar significativamente na retenção dos colaboradores da sua empresa.

E quando falamos inovação, podemos pensar diversas formas de aplicar esse conceito numa organização. Veja alguns exemplos:

  • Inovação tecnológica no ambiente corporativo;
  • Inovação da cultura organizacional;
  • Inovação na tomada de decisão;
  • Inovação nos planos de carreiras.

Quer saber como aplicar a inovação na sua empresa? Então, confira abaixo, como trabalhar esse conceito pode ser essencial para atrair e reter colaboradores talentosos:

Hierarquia: Ouvir funcionários na tomada de decisão

A hierarquia é essencial para qualquer ambiente corporativo. No entanto, diversas empresas já estão explorando a participação efetiva dos colaboradores na tomada de decisões. A participação deve ser incentivada desde colaboradores que estão na base da pirâmide, até o alto escalão.

Um exemplo de inovação, é o lançamento de um novo produto no mercado. A empresa poderia incentivar a participação dos colaboradores fazendo o seguinte questionamento:

  • Opinião do colaborador sobre o produto;
  • O que poderia ser melhorado;
  • Se a pessoa consumiria esse produto;
  • Etc.

Essa inovação no ambiente corporativo, demonstra uma preocupação em ouvir quem ajuda a empresa a crescer. Essa atitude terá um efeito positivo gerando um sentimento de pertencimento entre os colaboradores.

Plano de carreira: Facilite a capacitação

Um bom talento não cai de paraquedas em sua empresa. Desse modo, é preciso estimular seu time de funcionários na busca por capacitação profissional.

Oferecer esse incentivo estimula os colaboradores a procurarem conhecimento. Quando a empresa oferece a chance de capacitação, ela abre o caminho para o crescimento pessoal e colabora na retenção dos colaboradores.

Certamente, o talento que sua empresa procura vai aproveitar essa chance e tentará retribuir a oportunidade que lhe foi dada. Esse colaborador é o que realmente merece ser retido e que dará muito mais resultado para a empresa.

Tecnologia: Gamificação na empresa

A inovação tecnológica nos surpreende a cada momento. Não há como pensarmos nossa vida sem as facilidades que a tecnológica nos proporciona. Além de agilizar diversos processos, a tecnologia pode estimular a competição saudável entre seus colaboradores.

Um exemplo, é a gamificação de tarefas nas empresas por meio de softwares ou aplicativos. A empresa pode promover o game por setores ou individualmente. Dessa forma, ela trabalha a eficiência nos processos e melhora o desempenho dos funcionários.

E como recompensa, o colaborador acumula pontos para trocar por benefícios ou ganha incentivos no salário ao final do mês. Esse modelo de inovação vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas e pode ser uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade e reter colaboradores.

Inovação da cultura organizacional

A forma de trabalhar mudou bastante nos últimos anos. Aquele modelo antigo dá espaço para uma nova concepção de trabalho. Nesse novo modelo, vale muito mais a eficiência e a produtividade de cada colaborador.

Por isso, oferecer atrativos que vão além de salário e benefícios pode colaborar no processo de retenção de colaboradores. Veja alguns exemplos:

  • Flexibilidade de horários;
  • Trabalho em home-office;
  • Independência nas tarefas;
  • Incentivo à cultura e lazer;
  • Etc.

Ou seja, você oferece um ambiente de trabalho muito mais atrativo e que valoriza o desempenho do colaborador. Desse modo, oferecendo atrativos e um ambiente de trabalho inovador, certamente o colaborador vai planejar fazer carreira na sua empresa.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem o conceito de inovação nas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.