A conquista da vaga dos seus sonhos começa com a criação de um currículo apropriado e que chame a atenção dos recrutadores. Tarefa que demanda cuidado em alguns detalhes.
Confira neste artigo, 3 coisas que você precisa ter em mente na hora de montar o seu currículo.
1. Definir um modelo
Comece a elaboração do seu currículo pela escolha do modelo. Há diversas versões disponíveis na internet e no próprio pacote Office. Selecione um que transmita seriedade e que facilite a visualização das informações por parte da empresa.
Com o modelo escolhido, é o momento de inserir suas informações pessoais e profissionais. O ideal é organizá-las por seções:
Dados pessoais
Em destaque, deve aparecer suas principais informações pessoais, de modo que o recrutador, de primeira, já consiga identificá-las.
Nome completo, data de nascimento, endereço e meios para contato (e-mail, telefone, celular) são elementos obrigatórios. Se você possui rede social profissional ou portfólios online, esse é o local para colocar os links.
Objetivo
O objetivo profissional, nada mais é do que o cargo ou área para o qual você está se candidatando. Você precisa ter em mente que esta é uma parte importante pois ajudará no direcionamento do currículo.
Não informar o seu objetivo pode render sua desclassificação, além disso você corre o risco de ser chamado para um processo seletivo em uma área que não corresponde aos seus desejos para o futuro.
Formação
Essa seção deve ser reservada à sua formação acadêmica e a seus cursos complementares.
Descreva o curso, a instituição de ensino e o ano de conclusão dos estudos. Sempre informando a mais recente formação. Ou seja, se você concluiu a graduação, não precisa colocar dados do Ensino Médio.
Ao entrar na faculdade, fica implícito que você concluiu a escola e assim por diante. Insira também cursos complementares de idiomas, informática e outros relacionados à área que pretende ingressar.
Habilidades
Nas habilidades, é o momento de você descrever as qualidades e atributos que o diferenciam. Mais uma vez, é preciso ter em mente destacar seus pontos fortes em relação à vaga/área em que busca colocação.
Pontualidade, flexibilidade e facilidade com determinadas funções ou ferramentas são habilidades que serão levadas em consideração na hora da seleção.
Experiência profissional
Coloque suas três últimas experiências profissionais. Se alguma dessas não está relacionada ao seu objetivo, talvez seja melhor excluir e comentar sobre ela somente numa possível entrevista mais adiante.
Em cada experiência disposta no currículo deve constar o nome da empresa, o cargo ocupado, o período e as principais atividades que faziam parte da sua rotina.
Em alguns casos, além dos tópicos mencionados, vale incluir um com informações extras, onde você poderá colocar trabalhos voluntários, intercâmbios e experiências pessoais que possam ser relevantes para o mercado de trabalho.
2. Revisão
Após montar o seu currículo, faça uma revisão minuciosa se atentando, principalmente, a erros de português. Se possível, peça a algum conhecido para também dar uma olhada.
3. Não minta!
Aquele velho ditado que diz que a mentira tem perna curta é muito verdadeiro nesse quesito. Não tente impressionar o recrutador inserindo em seu currículo experiências as quais não viveu.
Essas mentiras poderão ser facilmente descobertas e você ainda perderá toda a sua credibilidade e suas chances de ser contratado. Melhor ser sincero e manter a consciência tranquila.
Na hora de montar o seu currículo, você precisa ter em mente que esse documento é um resumo do seu perfil e competências e, portanto, deve ser coerente e curto. Mais detalhes serão analisados em testes, entrevistas e dinâmicas posteriores.
Está em busca de recolocação? Nossa empresa de recrutamento e seleção pode ajudar você. Conheça-nos!