O processo de recrutamento e seleção é uma das responsabilidades mais importantes da área de recursos humanos de uma organização. Nesse sentido, existe o recrutamento interno e o externo. Acompanhe esse artigo para saber mais sobre esses procedimentos e a diferença entre eles.
O recrutamento é caracterizado por práticas que têm como objetivo reunir pessoas interessadas em ocupar uma posição disponível. Geralmente, o gestor de alguma área solicita a contratação ao RH e, então, o processo se inicia.
Para que seja selecionado o candidato ideal para o cargo, a área de gestão de pessoas divulga a vaga, analisa currículos, aplica testes e dinâmicas em grupo, convoca e realiza entrevistas, entre outras atividades.
Essas ações de seleção podem ser desenvolvidas por meio de recrutamentos internos ou externos.
Com isso em mente, cabe agora definirmos a diferença entre esses dois tipos.
Recrutamento interno X recrutamento externo
No recrutamento interno, o foco da empresa está em aproveitar um funcionário que já pertence ao seu quadro de colaboradores para desempenhar outra função internamente.
A principal vantagem dessa modalidade de recrutamento é o ganho em motivação e valorização do público interno.
Muitas vezes, há um funcionário com formação em área diferente daquela em que atua, e precisa apenas de uma oportunidade para aplicar seus conhecimentos. Sem contar na possibilidade da aquisição de experiências.
Com o recrutamento interno, é possível poupar tempo também, já que o colaborador, por conhecer as políticas e regras da organização previamente, terá uma adaptação mais rápida ao novo cargo. Além disso, a empresa já conhece os candidatos mais intimamente, o que possibilitará uma escolha muito mais acertada.
Já no recrutamento externo, a busca por candidatos é aberta para a ampla concorrência do mercado. Ou seja, a empresa visa selecionar alguém que ainda não é seu funcionário.
Esse modelo de recrutamento é escolhido, frequentemente, quando há a necessidade de aumentar o número de pessoal ou quando o público interno não atende às especificações da vaga disponível.
A contratação de um novo funcionário tende a trazer uma renovação importante para a empresa, já que ele poderá contribuir com suas vivências e conhecimentos obtidos em outras companhias.
Normalmente, nesse tipo de processo seletivo, a quantidade de inscritos é enorme, representando uma vantagem para a organização, que terá uma grande variedade de opções para escolha. Por outro lado, a seleção pode se tornar mais demorada.
Com base nas explicações até aqui, conseguimos afirmar que a diferença-chave entre o recrutamento interno e o externo está no público que é considerado para a seleção. Enquanto um busca candidatos entre os próprios colaboradores, o outro opta por trazer um candidato de fora.
Para estabelecer a melhor forma de recrutamento, é fundamental analisar caso a caso. Afinal, cada cargo terá exigências específicas que irão guiar os recrutadores à decisão mais adequada.
A União RH está há mais de 20 anos no mercado, atuando com assessoria em recursos humanos e, assim, auxiliando outras empresas a contratarem os funcionários que mais se enquadram nos requisitos por elas definidos.
Você gosta desse tipo de conteúdo? Então, acesse nosso blog e encontre assuntos relacionados.
Referências:
www.kenoby.com/blog/tipos-de-recrutamento/
www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/recrutamento/16633